quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

REGIONAL DE SNIPES 2017 - Aviso de Regatas

CAMPEONATO  REGIONAL  DA  CLASSE  SNIPE  2017 – COPA ICVL

Lagoa dos Esteves – Balneário Rincão – SC.



AVISO DE REGATAS



1. Autoridades Organizadoras:
SAVESC - IATE CLUBE VELEIROS DA LAGOA e Flotilha 727 de Snipes.

2. Datas:
11/03 – 1ª ETAPA = 3 Regatas (Sábado)
01/04 – 2ª ETAPA = 3 Regatas (Sábado)
06/05 – 3ª ETAPA = 2 Regatas (Sábado)
(15 a 17/06 – XXI Taça Alberto Lineburger)
05/08 – 4ª ETAPA = 2 Regatas (Sábado)
02/09 – 5ª ETAPA = 2 Regatas (Sábado)
07/10 – 6ª ETAPA = 3 Regatas (Sábado)
21/10 – 7ª ETAPA = 3 Regatas (Sábado)
25 e 26/11 – 8ª ETAPA = 6 Regatas (Sábado e Domingo)

3. Inscrições:
Obrigatórias, no local do evento, com a CR, até 30 (trinta) minutos antes do início das regatas.

4. Programação:
13:30 horas, largada da 1ª Regata do Dia, com exceção do dia 26/11 que será as 11:00 horas.
                    
5. Premiação:
No final do campeonato, ao Campeão, Vice-Campeão, 3°, 4º e 5º Colocados.





INSTRUÇÕES DE REGATAS


1.     JURISDIÇÃO

O CAMPEONATO REGIONAL DA CLASSE SNIPE, Copa ICVL, tem a organização do Iate Clube Veleiros da Lagoa e o apoio da Flotilha 727 de Snipes. O Campeonato será disputado nas datas acima determinadas no AR, ao longo de 2017, na Lagoa dos Esteves, em Içara - SC - Brasil.

2.     REGRAS
O Campeonato será regido pelas seguintes Regras:
a)                         Regras Internacionais de Regata a Vela – ISAF 2017/2020;
b)                         Determinações da Confederação Brasileira de Vela – CBVela;
c)                         Regras da Classe;
d)                         Por estas Instruções de Regatas.

3.     ELEGIBILIDADE
Estarão aptos a participar do Campeonato os competidores que estiverem de acordo com o Código de Elegibilidade ISAF, Regras de Regatas à Vela 2017 – 2020 da ISAF.

4.     INSCRIÇÕES
Os barcos elegíveis poderão ser inscritos até as 13:00 horas de cada dia de regatas, através de formulário próprio, preenchido, assinado e entregue para a Comissão de Regatas. Não serão aceitas novas inscrições na 8ª e última Etapa.

5.     INFORMAÇÕES AOS COMPETIDORES
Todas as informações aos Competidores serão afixadas no QUADRO OFICIAL DE AVISOS, localizado no Salão Social do Clube.

6.     ALTERAÇÕES NAS INSTRUÇÕES DE REGATAS
Toda e qualquer alteração destas Instruções de Regatas deverá ser aprovada pela Comissão de Regatas, e afixadas no Quadro Oficial de Avisos até 30 minutos antes do início da primeira regata do dia.

7.     SINAIS FEITOS EM TERRA
7.1 Os sinais feitos em terra serão expostos em mastro de sinalização, localizado junto a Sede Social do Clube, próximo ao Quadro Oficial de Avisos.
7.2 O prazo para apresentação de protestos inicia com a chegada da CR em terra, e encerrará 30 minutos após. A CR, quando da chegada em terra, sinalizará com sinal sonoro e a bandeira LIMA no mastro da própria CR.

8.     PROGRAMAÇÃO
13:30 horas – Início das Regatas do Dia (com exceção do dia 26/11, que será as 11:00 horas).

9.     ÁREA DAS REGATAS
Lagoa dos Esteves.

10.    PERCURSOS
Os percursos poderão ser:
10.1 Percurso Olímpico - Sinalizado com Bandeira OSCAR
10.2 Percurso Triangular - Sinalizado com bandeira TANGO
10.3     Percurso Barla Sota - Sinalizado com bandeira WHISKY
A CR informará o número de pernas no caso do percurso Barla Sota.
As marcas de percurso, bem como de chegada e partida, serão infláveis, na cor laranja.

11.   LINHA DE PARTIDA
A linha de partida será o alinhamento entre o mastro principal do barco da CR, e uma bóia de largada inflável, de cor laranja.

12.   SINALIZAÇÃO
SINAL
SINAL VISUAL
SINAL
TEMPO P/LARGADA
Atenção
Içada bandeira da Classe
01
    05 minutos
Preparação

Içada bandeira Papa ou Índia ou preta

01
    04 minutos

Arriada bandeira Papa ou Índia ou preta
01
    01 minuto
Partida
Arriada a bandeira da classe
01
    0 minuto
12.1 O barco que não largar dentro de 5 minutos do sinal de partida será considerado DNS.
12.2 No mínimo 3 (três) barcos devem cruzar a linha de largada para que a regata seja válida.
12.3 O galhardete RECON, içado na CR, acompanhado de dois sinais sonoros, significa que a regata está retardada. O sinal de atenção será dado um minuto após o galhardete RECON ter sido arriado, com um sinal sonoro.

13. LINHA DE CHEGADA
A linha de chegada será o alinhamento do mastro da CR e uma marca de chegada na cor laranja. No mastro da CR estará exibida uma bandeira Azul.

14. ALTERAÇÕES DE PERCURSO APÓS A PARTIDA
As alterações de percursos serão sinalizadas e/ou avisadas.

15.  LIMITE DE TEMPO
15.1 O limite de tempo para a conclusão da regata pelo barco ponteiro é de 90 minutos após a largada. Um iate que chega dentro do tempo limite, torna a regata válida para todos que concluírem o percurso nos próximos 20 minutos. Os barcos que não concluírem o percurso dentro do tempo limite serão considerados DNF.
15.2 - O pôr do sol oficial, durante o campeonato, será às 18:30 horas; no entanto, a CR poderá antecipar ou retardar o horário em uma hora (17:30 ou 19:30 horas), dependendo das condições reais no momento da regata. Qualquer regata será suspensa se o iate líder não concluir a regata antes do pôr do sol oficial, ou determinado pela CR. Contudo, se o barco líder concluir a regata antes do pôr do sol oficial, o prazo de 20 minutos poderá ultrapassar o pôr do sol oficial. Os barcos que não concluírem o percurso dentro do tempo limite serão considerados DNF.

16.  PONTUAÇÃO
16.1 – Será utilizado o Sistema Linear de Pontuação.
16.2 – Estão programadas 24 regatas e serão necessárias 15 regatas para validar o Campeonato. Se, ao final, faltarem regatas para a validação do campeonato, serão realizadas “Regatas em Atraso” nos dias 25 e 26 de novembro, quantas forem necessárias para atingir 15 regatas válidas.
16.3 – Na 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Etapas poderá ser realizada 1 (uma) regata em atraso por etapa, a critério da CR, a fim de recuperar eventuais cancelamentos.
16.4 – Com 15 regatas válidas não haverá descarte. Com 16 ou 17 regatas válidas haverá 1 (um) descarte. Com 18 ou 19 regatas válidas, haverá 2 (dois) descartes. Com mais de 20 regatas válidas, haverá 3 (três) descartes.
16.5 – Os barcos inscritos que não largarem nas regatas das 7 (sete) primeiras Etapas serão penalizados, em cada regata válida realizada, com 1 ponto a mais do número de barcos que largaram. Na 7ª Etapa, programada para os dias 25 e 26 de novembro, os barcos que não largarem em qualquer das regatas desta Etapa, serão penalizados com 1 ponto a mais do que o número de barcos inscritos ao longo de todo o campeonato.

17.  PROTESTOS
Os protestos serão apresentados por escrito e entregues a CR do Campeonato, dentro do prazo de apresentação de protestos. Os protestos serão julgados pela ordem de entrega, por comissão a ser formada pela CR, em local e data a critério da CR, obedecida à data limite de 25/11. Eventuais protestos nas regatas dos dias 25 e 26/11 serão os mesmos julgados pela ordem de entrega, 30 minutos após ter-se encerrado o prazo legal.

18.  SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Será feito na forma prevista pelas Regras da Classe.

19. CATEGORIA DO EVENTO
O evento será classificado como categoria C.

20.  SUBSTITUIÇÃO DE TRIPULANTES
Deverá ser solicitada por escrito, justificando a troca, e ficará a critério da CR sua aceitação ou não. Não poderá haver substituição de tripulantes durante as regatas do dia. Poderão ser feitas apenas 5 (cinco) alterações de tripulantes durante o campeonato.

21.  SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE
21.1 – A partir do momento em que o timoneiro colocar o seu barco na água e até o momento em que o retira, todos os elementos de flutuabilidade deverão estar em perfeitas condições de uso, para o fim a que se destinam. O uso de colete salva-vidas por todos os tripulantes é obrigatório em todas as regatas do campeonato. O não cumprimento deste item será considerado falta grave pela CR, que poderá desclassificar o timoneiro.

21.2 – O Iate Clube Veleiros da Lagoa e demais entidades ou pessoas envolvidas na organização do Campeonato eximem-se de qualquer responsabilidade por acidentes, danos pessoais, materiais ou de qualquer outra natureza, referentes a barcos ou participantes, que possam ocorrer antes, durante ou após a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário