terça-feira, 21 de maio de 2013

AOS VELEJADORES DA REGIÃO CARBONÍFERA




Em 1973, entre a rampa e o restaurante, hoje arborizada, havia o piso do que seria o novo hangar dos barcos, cujas paredes, meses depois foi derrubada por um forte vento. Originalmente, o hangar era lá. ao fundo,  após o trapiche, mais tarde, também desativado.  O snipe vermelho com mastro de madeira e cruzetas era o "Sailor IV". De costas, jaqueta laranja, Flavio Caiuby; de frente, ajeitando um snipe após a pesagem obrigatória, o campeão mundial Nelson Piccolo.


Taça Alberto 2013 e os 40 anos do  Sul Brasileiro de Snipes de 1973.


No próximo feriado de Corpus Christi acontecerá a  17a Taça Alberto Lineburger de Snipes, o principal evento da vela do Iate Clube Veleiros da Lagoa. 

Neste ano, a representatividade da Flotilha 727 será expressiva.  Sem muito esforço, pelo menos 8 barcos , dos 16, devem representar nosso iate clube, o que já será um recorde de veleiros  nessa tradicional competição.

No entanto, considerando que este ano comemoramos os 40 anos da realização do primeiro campeonato oficial da Classe Snipe,  o 4o Sul Brasileiro de Vela “Troféu Roberto Irineu Marinho”, realizado em Setembro de 1973, no  Campestre Iate Clube, reveste-se de maior importância para nossos snipistas locais.

O esfôrço do Comodoro Sylvio Bitencourt, assumindo o compromisso de sediar tão importante competição merece ser lembrada e comemorada. O objetivo que norteou o desafio da diretoria do Campestre Iate Clube, naquela época, o de  inserir a Lagoa dos Esteves no circuito da vela nacional, promovendo na região carbonífera o interesse pelo esporte, frutificou.

Herdamos este compromisso e estamos honrando-o no ICVL.

Por isso,  festejá-la é se fazer presente, Velejando.

Até lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário