quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SEMANA PARA O TILINTAR DAS ADRIÇAS

   Com início neste sábado, 1, com a 6a Etapa do Regional de Snipes até o domingo, 9,  final do 42o Sul brasileiro de Snipes, o pátio do Iate Clube Veleiros da Lagoa será ornamentado por dezenas de mastros a tilintar suas adriças,   armados sobre os espetaculares barcos da Classe Snipe.
   Com mais de 80 anos de existência no mundo, os snipes na Lagoa dos Esteves  comemoram este ano o seu 40o aniversário. Em 1973, com a carta da flotilha homologada, 45 barcos fizeram uma semana  da pátria diferente na região carbonífera. Boris Ostergreen e Leo Penter foram os grandes campeões naquele setembro memorável. Eles já haviam vencido em janeiro do mesmo ano o Brasileiro de Florianópolis. Posteriormente sagrariam-se campeões mundiais na Dinamarca.
   A Flotilha 727 deverá participar com 10 barcos somados com catarinenses, gaúchos e paranaenses passarão de 20 tripulações.  O desafio será superar aqueles 45 barcos de 1973. Para isso, a participação de paulistas e cariocas seria necessária, como aconteceu há 40 anos, quando até argentinos, chilenos e  baianos aqui se fizeram presentes.
   Edio Lineburger e Cesar Spillere desafiaram o forte vento nordeste do dia 08/09/1973, dia em que as regatas foram canceladas devido ao forte vento. Resultado: momento seguinte tiveram o mastro partido numa rajada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário