terça-feira, 30 de agosto de 2011

BRA 19000 TEM NOVO PROPRIETÁRIO











Num final de tarde exuberante no Iate Clube Veleiros da Lagoa foi feita a transferência de propriedade do mais antigo barco da Flotilha 727. Trata-se do BRA 19000 "Sabugo", pelo menos este era o seu nome em 1973. Este barco tem uma história interessante.















Em 1971, por ocasião do Campeonato Brasileiro de Snipes realizado no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, apresentava-se aos brasileiros o tope da construção em fibra de vidro oriundo do estaleiro Chubasco, marca que consagrou dois campeonatos mundiais para os EUA, através da dupla Earl Elms/Craig Martin.(72 e 74). Já havia sido vice nas Bahamas em 1969.





O protoganista da estréia do 19000, em Porto Alegre, 40 anos atrás foi Ivan Pimentel, com Elbes Farias na prôa, representando a Guanabara. Ficaram em 4o lugar. Na foto abaixo, liderando uma das regatas no Rio Guaíba.




Posteriormente, no Mundial de Snipes, na Dinamarca, conquistou o 7o lugar, com Paulo Oliveira. Boris Ostergreen/Leo Penter foram os campeões. Antonio Fernando de Carvalho e Kurt Krause, de SP marcaram o início da década de 70 com ele. Porém, à partir de 1976 foi para o nordeste, ficando em 3o no Mini-NorteNordeste, representando Pernambuco, com Gilberto Carvalho e Marcos Almeida. Daí, até chegar na Lagoa dos Esteves falta pesquisar...








Pois o barco que veio para desbancar os barcos de madeira e conquistar os snipistas brasileiros para o plástico acabou na terra do Alberto Lineburger, tornando-se o principal formador de novos velejadores para a Flotilha 727. É o mais comercializado também. Veio com o Dudinha, passou para o Jorginho, para o Claus e agora o velho "Sabugo", valorizado a cada dono fica com o mais novo membro da flotilha: Fernando Espíndola Alves, recém saído do Optimist. Irão incomodar!





Parabéns ao pai, Egberto pelo apoio.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário